Pelo Seixal, Para um melhor Seixal para todos.

terça-feira, setembro 27, 2005

Abstenção 54,64% - Seixal recordista pela negativa

Nas últimas eleições autárquicas a abstenção atingiu a cifra de 54.64%. Para sermos mais claros, mais de metade dos eleitores inscritos no Concelho do Seixal não votaram. Numa leitura muito simples e rápida, podemos afirmar com grande segurança que a única força politica partidária que é favorecida por este facto é a CDU. Para os mais desatentos é a sigla que o PCP concorre nas autarquias locais, através de uma aliança muito ténue e débil com o PEV, aquele partido que também ninguém percebe o porquê de se chamar ecologista.
Falemos agora de algo que nos devia preocupar a todos, que é um problema das sociedades ditas modernas, mas que o deixa de ser se nos favorecer. Deveriamos poder ter a oportunidade de ler no Boletim Municipal um apelo ao voto, mas tal nunca acontecerá. Relembro aqui uns tempos atrás, num referendo ao aborto, o mesmo PCP levantou a sua voz porque não tinham participado (votado) nesse dito referendo 50% dos eleitores. O problema no nosso Concelho do Seixal é que a maioria CDU quer que se mantenha essa situação. Se atentarmos aos números de outras eleições, reparamos numa coisa muito curiosa, a CDU tem praticamente o mesmo número de votos nas eleições para a Câmara e numas eleições nacionais (legislativas, europeias), que nesses casos a torna a segunda e por vezes a terceira força partidária no concelho. Com abstenção de mais de metade, mantendo sensivelmente o mesmo número de votos consegue ser maioria nas eleições das autarquias locais no Seixal.
Mas nem tudo são más noticias. Algumas são mesma notícias de mau gosto. JÁ TEMOS NOVOS CARTAZES DA CÂMARA. Obrigada que foi pela Comissão Nacional de Eleições a retirar os cartazes que coincidiam com a campanha da CDU, a Câmara, deu-se ao trabalho, imaginem, de em tempo record mandar fazer e com o DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES PAGAR NOVA PUBLICIDADE AUTÁRQUICA EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES . Inconcebível num país dito democrático.São estes senhores que dirigem a nossa Câmara desde o 25 de Abril. São estes senhores que gastam o nosso dinheiro desta forma, o dinheiro de todos os contribuintes. Se quer continuar a viver num concelho assim, não vote fique aí sentado na sua casa. Se quer realmente um concelho ao nível dos melhores do país faça alguma coisa por ele, no dia 9 de Outubro vá votar!!

56 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E que bonitos que eles são!! Alguns são mesmo idênticos aos anteriores. Só resta saber quanto a Câmara gastou nestes novos outdoors!!! Seria bom ouvir isso da boca do sr. Alfredo Monteiro. E já agora quem é o dono de obra na marginal de Amora?? no Placarda da obra tal como na marginal do Seixal não está lá nada!! Engraçado são os mesmo trabalhadores, máquinas que estão a começar a construir o super-mercado LECLREC do outro lado da rua. Palavras para quê???

11:28 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

quem está a fazer as obras da marginal em Amora são as mesmas pessoas e máquinas que estão a derrubar a fábrica Queimado e Pampolim, para o AJ Gonçalves construir lá um Leclerc e uma bomba de gasolina... são as famosas parcerias e que são a única forma (nos últimos anos) de a CMS fazer alguma coisa.

São as parcerias com o Continente que aligeiraram todas as obras na Av.Timor Loro Sae e nas Paivas, as parcerias com o Carrefour que aligeiraram o viaduto e continuação da alternativa à EN10 em Corroios, assim como o um tunel na Cruz de Pau e são as mesas parcerias que possibilitam passeios junto ao rio Judeu arranjados, mas aqui com o Leclerc.

Parcerias, meus amigos, parcerias.... no fundo a CMS não faz nada, só faz de intermediário entre os construtores/promotores e os tarefeiros que fazem a obra, como margem de lucro edita o Boletim Municipal, onde não apela ao voto e onde mostra a SUA (???) obra.

Fraquitos, muito fraquitos...

12:17 da tarde

 
Anonymous João Afonso said...

Se o autor deste post estudasse os resultados eleitorais nas eleições autárquicas no concelho do Seixal, chegaria à linda conclusão que os aumentos da votação coincidem sempre com aumentos de votação na CDU, por isso concordo com o apelo ao voto, de modo a que a CDU eleja o sétimo vereador.

3:38 da tarde

 
Blogger Red Angel said...

Vamos todos votar... nunca estive mais de acordo consigo.

3:45 da tarde

 
Blogger Red Angel said...

Só com a participação cívica massiva podemos tirar estas dúvidas!!!

3:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

SE o joãozinho estudasse isso veria que o PCP nas eleições desde 1976 tem vindo a perder cada vez mais em número de votos. Esteja atento que o seu final do seu reinado no Seixal está próximo e depois poderemos descobrir os "podres" da gestão autárquica da CDU. Sem medo de votar....Sem medo de MUDAR.

4:18 da tarde

 
Anonymous zé da azinhaga das Paivas said...

Que lindos, já se tratam pelo diminutivo e tudo. Joãozinho ???

De facto a CDU do Professor Alfredo tem perdido votos, ao contrário daquilo que o João Afonso aqui disse, ora veja-se (dados STAPE):

1976 14744 53,28
1979 21860 57,79
1982 25662 58,69
1985 25131 61,14
1989 21953 54,94
1993 30240 57,36
1997 26352 50,91
2001 24333 47,70

Conclusão, o Eufrázio segurou a coisa e até ganhou votos, mas vejam só o que o fraco Professor Alfredo conseguiu (em alturas em que a população cresceu)
- Perdeu 3900 votos em 1997 (face a 93)
- Perdeu 2000 votos em 2001 (face a 97)

Pergunta-se agora, quantos vai perder desta vez ? Se forem só 2000 já não é mau, sempre se aguenta, o pior é se são mais e depois as abelhas têm de abandonar a colmeia de emergência

10:18 da tarde

 
Anonymous zé da azinhaga das Paivas said...

já o PS e o PSD não têm feito nada (em bom português: não tem feito a ponta de um corno !) veja-se que não ganham quase nada, no fundo a CDU é que tem perdido.

PS
1993 10498 19,91
1997 11539 22,29
2001 11996 23,51


PSD
1993 8012 15,2
1997 9712 18,76
2001 9714 19,04


O que pensar de tudo isto ? Que vai ficar tudo na mesma ? Que a CDU perde para o BE ou para o PS ? Que o CDS aumenta a votação e baralha contas, mesmo sem eleger ninguém ?

Acho que não, são todos muito fracos para a potencialidade desta terra.

10:21 da tarde

 
Anonymous praia da velha said...

No PCP fale-se que o que se quer é não baixar os 20 mil votantes, caso contrário tá o caldo entronado. Os funcionários com contrato na câmara dizem que o emprego pode tar por um fio se não se votar CDU. A célula da câmara do PC faz esta chantagem. Até a brincar dizem que os avós tem que votar se não querem ver os netos no desemprego

10:34 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

ja agora votam os mortos!!!

aprendam a saber perder , ou melhor , aprendam a ganhar e depois falamos.

10:48 da tarde

 
Anonymous Manuel said...

Quem tem informação:

Quantas inaugurações se fizeram este ano, da responsabilidade da CMSeixal?

E no mês de Setembro?

E nos 3 anos anteriores?

11:08 da tarde

 
Anonymous João Afonso said...

Zé da Azinhaga, obrigado pelos números, e só e pena se ter esquecido do nº de votantes, que provam a minha afirmação, sempre que há aumento da votação a CDU sobe, foi o que se verificou em 1985 e 1993, por isso em nome da CDU agradeço todos os apelos ao voto!

7:29 da manhã

 
Anonymous Zé da Azinhaga das Paivas said...

Ó João, aumentaram os votos porque a população aumentou exponencialmente e porque tinham um candidato a sério e não um candidato professor que até pode compreender de trabalhos manuais, tornos e barro, mas de gestão autárquica percebe pouco.

Em 1997 ainda colaram o Eufrázio Filipe e a malta pensou que era a mesma coisa, mas em 2001 chaparam a cara do professor nos cartazes e foi o que se viu.

Desta vez chega o professor e o sr.dr. e creio que o BE lhe vai sacar o vereador nº6, o resto depende do PS e do PSD, se conseguirem manter os 3+2 a coisa fica feia para o PCP, se aquilo der confusão, alguém perde algo e quem o ganha é o PCP.

São prognósticos, resultados, só mesmo lá para as 20h30 de dia 9. Concorda ?

9:39 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Acho que sim. O senhor Zé da Azinhaga tem toda a razão agora como é que o Bloco de Esquerda quer ganhar votos??? Com os candidatos que apresenta??? Tão fraquinhos. Mesmo do mais fraco que aqui aparecem. Veja-se que até os da CDU são melhores. Se quiser votar em consciência, na competência vai ter que deixar de preconceitos quanto a todos eles e tentar ver as suas capacidades, as suas competências com uma distãmcia que lhe permita ser justo. Temos muito bons candidatos.

10:15 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Senhor Zé da Azinhaga... Não desvalorize o valor dos candidatos às autarquias locais. Há em todos os partidos boas pessoas, competentes, e como tal bons candidatos. E se não se concorrer pela CDU há que contar para além destas qualidades todas de uma forte vontade e coragem para concorrer contra um poder instituido há mais de trinta anos e que no decurso deste tempo tem movido autenticas perseguições a quem não for da sua cor. O senhor sabe tão bem como eu que vivemos muito tempo num clima, não de medo, mas de tentativa de intimação a quem não fosse do seu partido. Por isso e por muitas outras razões demos graças aos candidatos que se apresentaram a escrutinio. Coisa que se calhar o senhor não o fez. Quase nenhum dos candidatos tem algo a ganhar, apenas despesas, tempo gasto, canseiras, mas... sempre lutando por ideais neste concelho...liberdade e de democracia. Com coragem de dar a cara. Pense bem antes de falar. Não vou enunciar aqui qq candidato, existem muitos e bons candidatos nas listas que concorrem ás eleições autárquicas neste concelho. Consulte-as e verá que encontrará nela pessoas mais competentes de que o senhor. Permita-me esse meu preconceito em relação a si... eu pelo que li de si acho-o muito pouco comptetente para falar das competencias dos outros...Vamos todos votar. (E já agora que faça uma comparação entre resultados no concelho das diversas eleições, em termos percentuais e em termos quantitativos)

10:31 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Não me digas que o candidato competente é o Menezes Rodrigues?

10:40 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Nem só de cabeças de lista é formada uma lista.

10:54 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Mas o Alfredo tb já mostrou que não é competente. Isso até os militantes do PCP o sabem!!

10:55 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

O Alfredo Monteiro demonstrou no Debate realizado que é competente, e que conhece o concelho. O Menezes Rodrigues demonstrou o contrário, e o cabeça de lista é a pessoa que vai ser Presidente de Câmara e cordenar a equipa, e quando o cordenador é incompetente não há equipa que resista!

11:25 da manhã

 
Anonymous João Afonso said...

Zé da Azinhaga, apresente os números de votantes e veja que nos anos que eu referi a CDU aumentou em número de votos e em percentagem de votantes, e que esses aumentos coincidiram com os dois anos em que a abstençaõ foi menor no concelho do Seixal.

11:27 da manhã

 
Anonymous Zé da Azinhaga das Paivas said...

concordo com o anónimo que me aponta a seriedade de muitos candidatos, do tempo dispendido e do esforço desinteressado que fazem, apenas a bem da terra onde vivem, mantenho no entanto que o BE vai chegar a um vereador, não por ter um candidato melhor ou pior, mas sim porque o BE é uma bolha eleitoral que ainda não está para rebentar, por ora apenas incha e aqui na Margem Sul isso nota-se bem (veja-se só que passaram de 0 para 2 deputados há 7 meses).
Esse vereador vai sair dos eleitos do PCP, se o PCP conseguir recuperar algo vai ser ao PS ou ao PSD, veremos o que nos trás dia 9.

11:41 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Será verdade que o desanimo que se nota na campanha do PS tem aver com sondagens encomendadas que dão a maioria absoluta à CDU e a hipótese do PS perder um vereador?

11:43 da manhã

 
Anonymous Zé da Azinhaga das Paivas said...

A propósito de eleições e mandatod a Rádio da Arrentela vai organizar debates (espero que não sejam tendenciosos) com os candidatos de cada junta de freguesia, assembleia municipal e camara.
São todos os dias às 13h00 e acabam às 14h00, hoje começa com a Junta de Freguesia Amora.
Aqui se poderá ter uma ideia melhor do que vale cada candidato. Aqui em Amora a CDU já perdeu a maioria em 2001, mas fez uma curiosa coligação com o PSD e mantém-se com a presidência.

11:43 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Camarada
Dizes que o objectivo da CDU é eleger o 7º vereador?

Então aqui vai a pergunta?

Caso não seja eleito o 7ª vereador, a Concelhia do PCP retirará daí as consequencias? isto é demite-se?

2:43 da tarde

 
Blogger Red Angel said...

Qualquer comentário que seja divulgação de acções de campanha será apagado.

3:39 da tarde

 
Blogger Red Angel said...

Os debates na rádio onde participam todos os partidos esse poderá ser divulgado.

3:40 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Mas a verdade é esta: não se vê nenhum esforço da parte do Municipio para mudar a taxa de abstenção. Não lhes convém. E é verdade por vezes até parece, (apenas parece) que os mortos votos, ou pessoas a trabalhar no estrangeiro vem em espirito votar.
Todos nós sabemos que com 60% de votantes a CDU nem sequer ganha!!! E podem trazer o seu candidato a desistir à presidência da República que é o mesmo!!

3:44 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Mas a verdade é esta os cartazes novos da CÂmara aí estão e Zé Povinho a PAGAR. Boletins Municipais e o Zé Povinho a PAGAR. revistas municipais e Zé Povinho a PAGAR. E o mais escandaloso está para acontecer, vai ser distribuido um Boletim Municipal com obras de propaganda pelas caixas de correio no dia anterior às eleiçoes (sábado dia 8 de Outubro)E o Zé Povinho a PAGAR

3:48 da tarde

 
Anonymous João Afonso said...

Estou a gostar, agora a oposição ja´quer por o patamar de uma derrota eleitoral da CDU a não eleição do 7º vereador. Já dão de barato que a CDU ganha e mantém a maioria absoluta.
E ainda só vamos no segundo dia de campanha!

4:33 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

As vossas propostas???? Senhor João??? Onde estão??

4:45 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Andam a agora a correr a pagar horas extraordinárias aos funcionários da Câmara para pintarem cruzamentos e rotundas. É mesmo não terem um pingo de vergonha. Mas só enganam aqueles que são muito limtados!!

4:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Em resposta a uns insultos aqui proferidos tenho a dizer o seguinte: Senhores não sejam insultuosos pois o insulto é a última arma dos deseperados. Fiquem sabendo os senhores que as mesas do Seixal, Torre da marinha, Cavaquinhas e Paio Pires vão ser alvo de vigilância mais apertada. E mais, é praticamente certo que, e esta informação é a em primeira mão, que desta vez será pedida a recontagem em diversas mesas. Fique ciente desta!!

Esta é só para quem enfia a carapuça

4:56 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Onde fica o Blog do senhor João Afonso????

4:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Eu acho muito boa ideia a da recontagem dos votos, é que se o PS e o PSD não recontarem várias vezes os seus votos correm o risco de não elegerem ninguém. OS comentários contra a Câmara estão a descer ao ridiculo, o que demonstra o estado de espirito a que chegou a oposição!

8:10 da manhã

 
Anonymous João Afonso said...

O meu blog fica onde for necessário desmascarar mentiras...

10:06 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Ridiculo foi o encarte da Câmara no Expresso a tentar passar a ideia que eram obra certas empreitadas de grandes grupos capitalistas. Aliás este PCP seixal deve ser mais capitalista que muitos partidos liberais!!!

3:22 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

E quanto ao facto de irem esmagar a oposição... veremos. Mas não deixem de pagar a conta dos transportes que costumam efectuar a maior parte deles efectuados graciosamente por... quem uns meses atrás foi um burlado por um funcionário mas ninguém apresentou queixa... pois não convinha ao PCP.

3:24 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

O qu'isto chegou: Agora são os laranjinhas a gritar: "Abaixo o capital"

3:39 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Novamente o triste espectaculo de ver cartazes colados nas paredes. Pensei que já tinha sido ultrapassada esta fase. Senhores do Bloco tenham juizo!!! JCP tenha juizo!!

3:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Não são comunistas... são comodistas!!!

4:19 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Vem aí mais um referendo. Será que aí já a Câmara se preocupará em apelar á participação cívica?? E senhor João os senhores aqui no Seixal só ganham para as eleições autárquicas. E a partir de 9 de Outubro de 2005 nem isso!! Estão todos com medo. Já chama pelo Jójó. Que pelos visto acampa aqui no Seixal!!

4:21 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

A música é sempre a mesma ameaçam os trbalhadores camarários com despedimentos se a CDU perder o poder. Fazem os trabalhadores e suas familias até à quinta geração votar por medo. Mas não tenham receio nenhuma força partidária faria os trabalhadores pagarem pela incompetência dos dirigentes que meteram quase na falência a Câmara do Seixal.

4:23 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Segunda-feira houve sessão de Câmara Municipal no Seixal. Sabem para que serviu???? O cidadão anónimo sabe para que serviu?? Veja então a ordem de trabalho. Para distribuir subsidios e dinheiro pelas instituições do concelho. Isto não é mais que uma manobra de propaganda para comprar o eleitorado das colectividades desportivas recreativas e culturais. Mas também essas fiquem cientes que se mantiver esta incompetente gerência na c^mara não poderam mais repetir tal proeza... de em vésperas de eleições andar a conceder subsidios. Que só Deus sabe quando irão ser realemnte pagos. Paguem aos fornecedores que deixam muita gente com a corda na garganta por dividas vossas a pequenos fornecedores!!

4:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Já alguém contou o número de VERDES nas listas da CDU para o SEIXAL?

...2...

9:29 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

O número de verdes sim, não estão mais porque os verdes não têm estrutura organizada no Seixal. Então e o número de independentes não contou??? Então e o número de candidatos jovens (25% do total)????? Se não tem propostas para o Seixal então não venham com baixarias.

9:44 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

...essa é boa, então os Verdes estão organizados em algum lado?
Como se compreende que um dos parceiros da coligação não exista? Ou que exista não existindo (como querem fazer crer)?
Podemos então concluir que a CDU é apenas uma manobra para ocultar o PCP? Podemos concluir que uma coligação com o próprio é em si uma "baixaria"?

2:01 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

"aver" o que é isto meu Deus!!! É a "haber"...lol ganda português!!

2:15 da tarde

 
Anonymous Filipe said...

Alguém já tomou conhecimento dos cartazes propagandísticos que a CMS mandou colocar (pelo menos) na piscina da Amora, alusivos à "obra feita" no concelho?

Já foi feita denúncia na CNE, jornais, e nso sites da própria CMS, JFS e Piscina Municipal da Amora.

2:40 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Não vi nada, que me espantasse!! Alguma novidade??

2:45 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ahhh, dizem-me agora que os cartazes propagandísticos colocados no interior da piscina municipal, a 10 dias das eleições, são para embelezar aquele euqipamento, por ocasião da Seixalíada!

Tá bem!!!

2:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Grande comissio de apoio há CDU, sábado, dia 8 de Outubro, pelas 12,00 na Socidade Filamónica Operária Amorense, com Jójo e Alf. Aparece, vem dar mais forca há CDU neste final de campanha, tendo em vista a eleição do 1º vereador.

3:03 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Este ultimo comentário quer dizer um vereador a mais do que há quatro anos, obrigado pela publicidade.
PS: Não é necessário ir tão cedo, o comicio só começa às 21,00 Horas. A gente sabe que a sala da SFOA vai estar cheia, mas não há necessidade de irem logo ao meio dia!

3:06 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Mas ficou engraçado não ficou?? E os comunistas que não levem a mal ter chamado Jóje e Alf. Pura brincadeira

3:53 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

por falar em eleições, ontem, 5 de Outubro, vi pessoal da CDU andar com um saco.... perguntam vocês para quê. Andavam a retirar das caixas de correio a propaganda dos outros partidos e a colocar a sua! Isto sim, são verdadeiros democratas!!! Mas pelo menos têm cuidado com o ambiente, toda a propaganda dos outros era metida no saquinho para n sujar... tlv seja esta a função dos amigos VERDES! :)

1:37 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! »

9:01 da tarde

 
Anonymous Paulo said...

Vamos lá ver uma coisa: Se a CDU mantém o mesmo número de votos nas eleições legislativas e autárquicas, variando apenas os votantes das outras forças políticas...

- A culpa é da CDU ou de quem ão foi votar contra ela? É que pelo tom do post, a culpa ainda é da CDU!

- Não será antes falta de vontade dos eleitores de outros partidos em ir votar, porque no fundo querem que a CDU ganhe pois está a fazer um trabalho soberbo no concelho mas não estão para votar na foice e no martelo? Pois infelizmente ainda há muito anticomunismo básico instalado...

Abraços

11:56 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home